Treinamento Oficial Smaart V8

Alexandre Rabaço


Apresentação

Smaart é um software de análise e medição, usando uma plataforma baseada em medição FFT de dois canais que muitos como engenheiros e técnicos de áudio usam para analisar o conteúdo de freqüência de sinais e também a medição da resposta de sistemas de áudio e sistemas eletro-acústicos.

Sobre o treinamento

Este treinamento é totalmente teórico e prático, os alunos utilizam o software (Smaart v8) desde o primeiro dia de treinamento, com seus próprios notebooks e placa de áudio externa. O treinamento é dividido em 3 dias, com duração de 8 horas por dia. Neste curso o instrutor irá apresentar e demonstrar todas as funcionalidades do software. Cada aluno recebe um vasto material para estudo em formato PDF e também certificação emitida pela Rational Acoustic, fabricante do Smaart.

Ementa

PRIMEIRO DIA:
Smaart Fundamentos / 8 horas

Neste dia, abordaremos os fundamentos para a configuração de um “setup” de medição usando o Smaart V.8. Você aprenderá a fazer medições básicas com o RTA, o Spectográfico, Função de Transferência e Resposta ao Impulso. Atenção especial será dada à como efetuar uma medição válida sem se perder em gráficos e linhas sem sentido.


Conceitos Fundamentais de Medição
■ Medições de canal simples e canal duplo
■ Análises no Domínio do Tempo x Domínio da Freqüência
■ Oque é FFT?

Visão Geral do Smaart
■ Instalação do software / Upgrade / Update
■ Visão dos Recursos / Navegação

Anatomia de um setup de medição
■ Requisitos básicos de hardware
■ Soluções de problemas

Medições com RTA e Espectográfico
■ Averaging (Média) e Resolução de banda
■ Identificação de Microfonia (e outras coisas interessantes com Espectográfico)
■ Calibração de SPL

Medições de Resposta ao Impulso
■ Configurando o delay interno para medições de função de transferência
■ Medindo tempos de delay para alinhamento de sistemas
■ Dicas para como melhorar a qualidade das medições
■ Medições de função de transferência
■ Magnitude, Fase e Coerência
■ Funções de Limiar (Thresholding) de Dados e melhorando a qualidade da medição
■ Armazenamento de dados e Média (Averaging)


SEGUNDO DIA:
Smaart Aplicações / 8 horas

Este curso cobrirá aplicações básicas do Smaart para alinhamento e otimização de sistemas e caixas de som. Basicamente serão feitas medições dentro da sala de aula, mas também serão mostradas medições reais feitas em campo como exemplos. Da maneira que for possível, o curso se concentrará em interpretação dos dados e também na aquisição de dados. E, da mesma forma que o curso básico, daremos atenção a como os dados serão adquiridos para se obter uma maior confiabilidade nos dados que serão medidos.


Fundamentos de alinhamento e otimização de sistemas de som
■ Fundamentos de Engenharia de Sistemas
■ Desenho de sistemas para "alinhabilidade"

Técnicas de Alinhamento de Sistemas
■ Crossovers (incluindo crossover do "PA pro Sub")
■ Delay e alinhamento de sistemas

Intrerpretação do traço de resposta de fase
Técnicas para melhorar a qualidade das medições
■ Threshold de Magnitude e Coerência
■ Usando as ferramentas de média e coerência

Posicionamento do microfone de medição

TERCEIRO DIA:
Treinamento Smaart Nível Avançado / 8 hrs.

Neste curso são abordados tópicos avançados na utilização do Smaart e outras ferramentas de medição para otimização e alinhamento de sistemas. Este treinamento visa melhorar a sinergia entre o engenheiro de som e suas ferramentas de medição, concentrando a atenção na escolhas do objeto a ser medido, da interpretação dos dados e das tomadas de decisão quanto ao alinhamento. Este treinamento geralmente acontece em casas de show, teatros ou locais de show para que o aluno tenha oportunidade de medir em "condições ideais" para que assim possa tomar as corretas decisões. As classes são limitadas e os alunos são encorajados a trazerem os seus próprios equipamentos (microfones, pre-amplificadores, cabos, etc.). Todos os alunos devem ter os pré-requisitos necessários.


Tópicos Cobertos:

Este treinamento normalmente se inicia com um alinhamento básico do sistema de som do local do treinamento. Tópicos específicos serão cobertos de acordo com as necessidades individuais dos alunos, do sistema, do local e conforme os alunos consigam progredir durante o treinamento.